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Iniciativas e seus resultados

RESULTADOS

Matemática, STEM e Produtividade

2021 a 2023 I ImpulsiONar

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O impulsiONar foi um programa voltado à recomposição de aprendizagens em redes públicas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), com foco em Língua Portuguesa e Matemática. A atuação foi sistêmica, envolvendo secretarias de educação, organizações formadoras, edtechs e gestores públicos, com uso de tecnologia educacional, formação docente e integração curricular — durante o turno regular das aulas.

 

A iniciativa foi coordenada pelo Quintessa, com modelo pedagógico do Instituto Reúna, em parceria com organizações como CENPEC, Sincroniza e diversas edtechs. O programa ocorreu em 7 municípios brasileiros, em sua maioria de alta vulnerabilidade. Saiba mais

Resultados:

1. Aumento da aprendizagem

  • +5,5 pontos em Matemática e +0,6 em Língua Portuguesa na escala SAEB

  • Equivalente a 90% da meta nacional do Inep em metade do tempo

  • Destaques regionais:

    • Santa Maria (RS): +14 em MT, +2,9 em LP

    • Bonito (PE): +5,2 em MT, +2,8 em LP

    • Domingos Mourão (PI): +5,0 em MT, +1,8 em LP

2. Transformação e perenidade de práticas

  • 83% dos gestores educacionais declararam intenção de manter o modelo após o programa

  • 82,5% dos professores melhoraram suas práticas com dados e materiais didáticos eficazes

  • 5 redes expandiram organicamente o modelo para outros anos escolares e disciplinas

3. Alavancagem de compras públicas

  • 1º uso do Marco Legal das Startups na educação pública no Brasil (3 secretarias)

  • 1 edtech contratada com orçamento público via MLS

  • 68% dos gestores afirmaram se sentir aptos a repetir o processo de contratação de inovação

4. Integração de tecnologia educacional

  • 95% de professores e gestores foram formados

  • Edtechs com uso ativo:

    • Jovens Gênios: até 90% de alunos ativos/mês

    • Portabilis: gestão digitalizada de faltas, matrículas e avaliações

    • Aprimora: 5.400 acessos via celular em Igarassu (PE)

5. Fortalecimento do ecossistema e do B2G

  • Aceleração de 5 edtechs e 2 organizações educacionais

  • Satisfação média de 9,5/10 com a jornada de aceleração

  • Novos produtos e programas foram criados a partir do aprendizado do piloto

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